Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2013, 18h06 | Última atualização em Quarta, 20 de Janeiro de 2016, 14h53

INFORMAÇÕES PRELIMINARES ÚTEIS DA CIDADE DE CORUMBÁ- MS

     Corumbá, situada originalmente na margem espanhola do rio Paraguai, foi uma das cidades conquistadas pelos paraguaios na Guerra da Tríplice Aliança, delimitando o ponto mais ao norte do avanço das tropas de Solano Lopez. Esse foi o motivo que transformou Corumbá em uma das mais importantes praças de guerra do Centro-Oeste brasileiro.

     Em 1871, terminada a Guerra da Tríplice Aliança, foi criada a Comissão de Engenheiros Militares do Mato Grosso com o objetivo de efetuar a reorganização defensiva da região e de suas fronteiras. Com relação a Corumbá, para melhor defender o núcleo urbano, a Comissão decidiu executar um plano de defesa definitivo formado por uma rede de fortificações posicionadas desde a embocadura do Canal do Tamengo, próximo da divisa com a Bolívia, até as proximidades de Ladário.

     Cinco fortes foram construídos: Limoeiro, Junqueira (Ex - Forte da Pólvora), Conde d'Eu, Duque de Caxias e Major Gama. Atualmente, em Corumbá, só existe o Forte Junqueira, denominação em reverência ao então Ministro da Guerra, Dr. João José de Oliveira Junqueira que o mandara construir. O projeto desta fortificação foi do então Major Júlio Anacleto Falcão da Frota.

     O Forte Junqueira, primorosa obra militar, foi relacionada pela Prefeitura como parte do roteiro de pontos turísticos da cidade de Corumbá. Construído de pedra rejuntada e argamassada sobre escarpada formação calcária (rochosa), dominando o longo estirão do rio Paraguai. Seu traçado é um polígono de oito lados em que dois ângulos externos são reentrantes, assemelhando-se a um retângulo. Está localizado na parte oriental da cidade de Corumbá, na margem direita do rio Paraguai, em terreno do 17º Batalhão de Fronteira, OM responsável pela sua conservação.

        No coração do pantanal, talvez o maior patrimônio da humanidade, às margens do majestoso rio Paraguai, numa área de 62.561 Km2 encontra-se a cidade de Corumbá a 190° de latitude Sul e 590° de longitude Oeste, situada a 118 metros do nível do mar. Corumbá representa para o estado de Mato Grosso do Sul, não somente o principal núcleo urbano da região do pantanal, como também uma parte significativa de sua história. A cidade se destaca pelo número e traçado dos bairros, praças, jardins, cais do porto e uma ampla vista para o pantanal.

        Até o último quartil do século XIX, a povoação de Corumbá procurou sobreviver de um incipiente e instável comércio e de uma pecuária de pequenas proporções e, nesse contexto, foi alvo fácil de penetração das forças paraguaias, ficando a partir de 03 de janeiro de 1865, sob domínio da República do Paraguai.

        Depois de 2 anos, em 13 de junho de 1867, tropas vindas de Cuiabá, sob o comando do Tenente-Coronel ANTÔNIO MARIA COELHO conseguiram retomar a vila de Corumbá. Porém, somente a partir de 1870, quando foi controlado o surto de "Bexiga" é que Corumbá começou a ser reconstruída. Corumbá retomou pouco a pouco seu dinamismo como centro comercial da região, aumentando sua população, adquirindo novos direitos como cidade e estimulando a atividade comercial. Logo, todo movimento econômico da Província passou a gravitar em torno dessa atividade e, em fins do período imperial e início da fase republicana, transformou-se no centro econômico e político de Mato Grosso. Corumbá, com uma população atual de mais de 90 mil habitantes, tem hoje seu desenvolvimento associado ao potencial de suas jazidas mineralógicas e exploração do turismo, nas fortes raízes culturais, com tradições folclóricas que se manifestam através de grandes eventos culturais, na pesca e passeios no rio Paraguai e seus afluentes.

        Corumbá é um entroncamento rodo-ferro-fluvial que a coloca em situação ótima para transporte. A vizinhança com a república da Bolívia, faz de Corumbá uma cidade com boas perspectivas em participar das ações comerciais advindas com o Mercosul. Os portos de Corumbá e Ladário possuem condições de atender o embarque e desembarque dos mais variados tipos de carga.

      O aeroporto Internacional de Corumbá, com uma pista de 2000 metros, opera com aviões tipo turbo-hélice. A única empresa que opera atualmente no aeroporto é a Azul, com um vôo diário para Campo Grande, exceto aos sábados.

COMÉRCIOS/SERVIÇOS

     O setor é variado e atende as necessidades da comunidade e ao intenso número de turistas que afluem a região. Um dos mais ativos setores é o pesqueiro, que é oordenado pela Cooperativa de Pesca de Corumbá, armazenando, refrigerando e distribuindo o produto.

A cidade de Corumbá possui:

- 23 hotéis com 895 apartamentos e quartos; 09 pensões; 05 motéis, 07 pontos de táxi, 20 lanchonetes, 05 locadoras de veículos, 15 farmácias, 11 postos de combustível, 14 restaurantes e churrascarias, 06 locadoras de vídeos e 02 agências de correios.

- vários supermercados: QUADRI, FERNANDES, FREI e outros. O comércio de artigos militares não possui loja especializada. Funciona apenas um bazar que oferece alguns artigos e peças da indumentária militar, na maioria das vezes as aquisições de vulto são realizadas em Campo Grande-MS.

- diversas redes bancárias, entre elas: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú e Banco Santander. (este último um Posto de Atendimento Bancário (PAB) dentro do 17° Batalhão de Fronteira e um caixa eletrônico dentro do Comando da 18ª Brigada de infantaria de Fronteira).

- na área automotiva, Corumbá, possui concessionárias da Chevrolet, Fiat, Ford e Volkwagen.

ESCOLAS

    Corumbá é atendida por uma grande rede de ensino. As principais escolas frequentadas por filhos de militares são: COLÉGIO ESTADUAL DOM BOSCO, COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO, COLÉGIO SALESIANO DE SANTA TERESA, COLÉGIO SANTA INÊS, TENIR, CENIC e OBJETIVO.

    A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), possui em Corumbá o Campus do Pantanal (CPAN). O Campus do Pantanal é composto de 13 cursos de graduação, 02 cursos de pós-graduação em nível de mestrado, com seus respectivos Laboratórios para a prática de ensino, atendendo, além do Município de Corumbá, o Município de Ladário e os países limítrofes do Cone Sul, em especial a Bolívia.

ALGUNS DADOS

Área

64 960,863 km²

Área urbana

21,57 km²

Distritos

Corumbá (sede), Albuquerque, Amolar, Forte Coimbra, Nhecolândia, Paiaguás, Porto da Manga e Porto Esperança

População

108 010 hab.

Altitude

118 metros

Data de Fundação

21 de setembro de 1778

Emancipação

15 de julho de 1850

Voltagem padrão

110 volts

Código telefônico

(067)

Distância Corumbá-Campo Grande

425 km

Distância Corumbá-Bonito

350 km

Fim do conteúdo da página